Intervenção Precoce
A Intervenção Precoce (I.P.) é o conjunto de medidas de apoio integrado centrado na criança e na família, executando processos de prevenção e reabilitação, no âmbito da educação, da saúde e da acção social, de forma a prevenir o aparecimento ou agravamento dos problemas da criança e a reforçar as competências familiares, para que, de forma mais autónoma, consiga lidar com a problemática da criança.
"O SNIPI (Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância) é desenvolvido através da actuação coordenada dos Ministérios do Trabalho e da Solidariedade Social, da Saúde e da Educação, com envolvimento das famílias e da comunidade. Abrange crianças entre os 0 e os 6 anos, com alterações nas funções ou estruturas do corpo que limitam a participação nas actividades típicas para a respectiva idade e contexto social ou com risco grave de atraso de desenvolvimento, bem como as suas famílias." (in: D.L. nº 281/2009)
Quanto mais cedo ocorrer a intervenção e quanto melhor for a sua qualidade, maior será a probabilidade de sucesso no desenvolvimento da criança e menor será o perigo do aparecimento ou permanência de sequelas. Intervir junto das famílias, precocemente, dará relevância às suas potencialidades sociais, bem como às das próprias crianças.