Necessidades Educativas Especiais

Crianças com Necessidades Educativas Especiais, foi um conceito introduzido em 1978 pelo Warnock Report.

Este conceito iria abranger crianças que apresentassem evidentes dificuldades no desenvolvimento e na aprendizagem, ou seja, em aceder ao currículo. Abrange também aquelas cuja(s) incapacidade(s) impede(m) ou coloca(m) dificuldades no uso de meios educativos fornecidos pela escola. Estas crianças necessitariam/exigiriam, então, um atendimento especializado devido ao facto de poderem apresentar dificuldades em qualquer momento da sua vida escolar.

A identificação destas crianças é competência da escola, embora possa ser feito por outros actores da vida da criança. (ver separador "Como referenciar").

As dificuldades das mesmas podem apresentar-se em dois tipos antagónicos:

Aquelas crianças que apresentam dificuldades de alta frequência e de baixa intensidade;

E aquelas cujas dificuldades são de baixa frequência e alta intensidade.

Hoje em dia é prespectiva comum que estas crianças sejam integradas em turmas regulares (perspectiva inclusiva das NEE's).


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