Necessidades Educativas Especiais
Crianças com Necessidades Educativas Especiais, foi um conceito introduzido em 1978 pelo Warnock Report.
Este conceito iria abranger crianças que apresentassem evidentes dificuldades no desenvolvimento e na aprendizagem, ou seja, em aceder ao currículo. Abrange também aquelas cuja(s) incapacidade(s) impede(m) ou coloca(m) dificuldades no uso de meios educativos fornecidos pela escola. Estas crianças necessitariam/exigiriam, então, um atendimento especializado devido ao facto de poderem apresentar dificuldades em qualquer momento da sua vida escolar.
A identificação destas crianças é competência da escola, embora possa ser feito por outros actores da vida da criança. (ver separador "Como referenciar").
As dificuldades das mesmas podem apresentar-se em dois tipos antagónicos:
Aquelas crianças que apresentam dificuldades de alta frequência e de baixa intensidade;
E aquelas cujas dificuldades são de baixa frequência e alta intensidade.
Hoje em dia é prespectiva comum que estas crianças sejam integradas em turmas regulares (perspectiva inclusiva das NEE's).